Perguntas Frequentes

1. Quais são os objetivos do Programa SMS bebê?


O Programa SMS bebê tem o objetivo de apoiar o melhor e pleno desenvolvimento das crianças, da gestação a três anos de idade. Com foco em um desenvolvimento cerebral mais positivo e potencializado. Para isso, irá disponibilizar interações, informações e estímulos positivos via SMS, tais como: sobre nutrição, cuidados de saúde, desenvolvimento cognitivo e neurológico, ambiente familiar afetivo, relações estáveis e incentivadoras e educação. Também irá apresentar interações para evitar estímulos negativos que podem alterar a formação dos circuitos neuronais, comprometer a região do cérebro responsável pela aprendizagem e memória e prejudicar outros órgãos e sistemas, como coração e sistema imunológico. Qual o resultado disso tudo? Menor stress tóxico, mães e pais mais tranqüilos em um processo que transcorre da forma mais suave possível, com mais saúde, crianças em seu equilíbrio natural e com um melhor desenvolvimento cerebral.



2. Como funcionam e o que dizem as mensagens?


O SMS bebê tem sido uma ferramenta sem igual no acompanhamento, monitoramento, interação, educação, instrução e coordenação de gestantes, mães e pais. Se tornou um “amigo virtual” que tem resolvido vários problemas tanto para as famílias quanto para os profissionais de saúde. São conversas amigáveis e interativas (dialogam com você e fazem algumas perguntas) especialmente desenhadas para preparar e guiar mães e pais durante todo o processo de gestação e formação de uma nova vida! Essas mensagens foram criadas por mães, grupos de mães, profissionais da saúde, assistentes e gentes sociais, enfermeiros, médicos, especialistas em desenvolvimento infantil e profissionais capacitados no bom desenvolvimento e bem-estar de bebês e gestantes, tanto do Brasil como do exterior. As mensagens são baseadas em importantes publicações científicas relacionadas à saúde e bem-estar de bebês e gestantes.



3. Quanto pago por isso?


Nada. O uso do sistema é gratuito para mães, pais e cuidadores, tanto para receber quanto para enviar mensagens.



4. Sou mãe, pai ou cuidador. Preciso baixar algum software ou aplicativo?


Não precisa baixar nada. Basta ter um celular de qualquer tipo, funcionando, com ou sem pacotes de dados. Se não tiver um celular, converse com o seu profissional de saúde que provavelmente poderemos arrumar um para você!



5. Sou um profissional de saúde ou representante de unidade de saúde. Preciso baixar algum software ou aplicativo?


Não é necessário baixar coisa alguma, pois o SMS bebê é um website. Assim, você pode usá-lo em qualquer computador ou dispositivo a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet.



6. Vou precisar de um celular que acesse a internet ou um smartphone?


Não. Mães, pais e cuidadores irão receber mensagens via SMS, de modo que qualquer celular serve, desde que possa receber um desses dois tipos de mensagens. As respostas também são enviadas sem custo, gratuitamente.



7. Mais alguém da família pode receber as mensagens que eu, mãe, recebo?


Sim, o pai ou cuidador também podem receber as mensagens com dicas e acompanhamentos. Informe o nome e o telefone na sua unidade de saúde.



8. Sou um profissional de saúde ou unidade de saúde. Receberei mensagens também?


Somente se o sistema identificar alguma emergência ou indício de que há necessidade de intervenção ou ação preventiva.



9. Sou um profissional de saúde ou unidade de saúde. Onde posso visualizar o progresso do monitoramento?


Quando você acessar nosso site, você verá a lista das mães atualmente registradas no sistema. Ao clicar em um nome, poderá ver todos os dados relevantes, históricos e andamentos.



10. Quero começar a usar o SMS bebê, como faço?


Entre em contato com a sua unidade de saúde mais próxima ou fale conosco!



11. Eu perdi ou mudei o número do meu celular, o que faço?


É importante avisar a unidade de saúde para que ela possa cadastrar o seu novo número de telefone ou de algum familiar e assim continuar acompanhando e monitorando o seu bem-estar e o do seu bebê.



12. Já recebo mensagens do SMSBebê, mas não tenho mais interesse. Como faço para parar de receber as mensagens?


Em qualquer momento você pode pedir o cancelamento para a unidade de saúde na qual está vinculada ou então cancelar o recebimento das mensagens, basta apenas responder PARAR.



13. Os dados estão seguros?


Sim. Nossos dados são armazenados na nuvem, criptografados. Este é o mesmo nível de segurança em saúde que grandes empresas e instituições de saúde utilizam para armazenar informações



14. Quais pessoas poderão visualizar as respostas que darei ao SMSBebê?


Os profissionais da saúde que acompanham você e seu bebê estarão constantemente monitorando suas mensagens para que possam avaliar o andamento da saúde do bebê e da mamãe.



15. Isso é algo regulamentado?


Sim, já temos anos de experiência em várias áreas clínicas, como quimioterapia, diabetes, hipertensão, ortopedia, gastroenterologia, dentre outras. Além disto, esse sistema passou por análise da ANVISA e do Conselho Regional de Farmácia/SP.



16. Sou um profissional de saúde ou unidade de saúde e tenho sugestões que podem muito me ajudar e ajudar mães, pais e crianças. Como faço?


Entre em contato! O SMS bebê tem sido uma ferramenta sem igual no acompanhamento, monitoramento, interação, educação, instrução e coordenação de gestantes, mães e pais, e se tornou um “amigo virtual” que tem resolvido vários problemas tanto para as famílias quanto para os profissionais de saúde.



17. Gostei muito, tenho sinergia com os objetivos do Programa SMS bebê e gostaria de ser um apoiador, como faço?


Entre em contato conosco!